22 fevereiro 2008

Capítulo I

CONTRIBUTOS DO DEPARTAMENTODE MULHERES SOCIALISTAS NO COMBATE À DESIGUALDADE

O género é o modo como as sociedades olham ou pensam as pessoas do sexo masculino e as pessoas do sexo feminino, sem nos esquecermos que o sexo é dado pelas características biológicas: nasce-se macho ou fêmea da espécie humana. Assim, o género é a consequência do sexo numa organização social, ou seja, não nascemos mulheres ou homens: tornamo-nos mulheres ou homens.
A sociedade atribui papéis: em casa e na vida familiar; na vida profissional e pública; na divisão do trabalho socialmente útil a cada um dos géneros. Na nossa sociedade os papéis de género exigem de um homem, que principalmente produza, pense e represente; e de uma mulher, que principalmente reproduza, seduza e cuide.
Estes papéis, mais ou menos inferidos por todas e todos nós, trazem à nossa memória um conjunto de características que normalmente atribuímos a cada um dos géneros – os estereótipos.
Estes estereótipos, quase que românticos e idílicos, são amplamente aproveitados pelos media e pela publicidade. A submissão dos homens e das mulheres a estes papéis leva a que, no padrão geral das sociedades e dos países, o conjunto das mulheres tenha, face ao conjunto dos homens: menos autonomia económica; menos tempo para si; influência mais limitada nos processos de decisão que moldam as suas sociedades e as suas vidas.
Nesta matéria não são só as mulheres que perdem. Os homens também têm, face às mulheres: menos autonomia pessoal; menos competências relacionais; influência mais limitada no acompanhamento e na educação dos filhos e filhas e nas opções da vida familiar.
Esta assimetria de género é revelada pela literatura e pelos indicadores da situação social das mulheres e dos homens, que podem ser apreciados, a nível nacional no Perfil Género do INE, a nível da União Europeia nos Indicadores Estruturais do EUROSTAT e a nível mundial nos relatórios de Desenvolvimento Humano do PNUD. Mas como aí se constata, tal assimetria, apesar de prejudicial a homens e mulheres, não tem efeitos equivalentes para uns e outras. Essa assimetria organiza o poder, hierarquizando homens e mulheres pela valorização efectiva do papel social masculino.
Assim, o Departamento Regional de Mulheres Socialistas tem um papel fundamental na desconstrução de estereótipos atribuídos a cada um dos géneros e na procura do esbatimento da assimetrias por eles criada, de uma forma mais directa junto das militantes, mas também através de Acções de sensibilização e campanhas junto da sociedade Madeirense em geral.

Sem comentários: