22 fevereiro 2008

Capítulo III

CONTRIBUTOS PA UMA CIDADANIA MAIS IGUALITÁRIA


O humanismo reduziu o conceito de ser humano ao ser humano do sexo masculino: O homem é a
medida de todas as coisas. O padrão homem corresponde ao universal, que se constrói como neutro.

A exclusão das mulheres da cidadania nas primeiras Declarações de Direitos com pretensão de universais, como as que resultaram das revoluções francesa e americana, são disso exemplo agrante.

Um outro exemplo, que perdura nos nossos dias é a primazia do masculino sobre o feminino na
linguagem: enquanto o masculino tem uma função de especí-co e de genérico, isto é, refere-se quer apenas a entidades masculinas, no caso a homens, quer ao conjunto de entidades masculinas e femininas, no caso, ao conjunto de homens e de mulheres, o feminino tem exclusivamente a função de específco, ou seja, refere-se unicamente a entidades femininas, no caso, a mulheres. Acresce que, a mera existência de uma entidade masculina num conjunto, qualquer que seja o número de entidades femininas leva a plurais masculinos.

Esta normatividade social, que conduz a resultados assimétricos no desenvolvimento humano das mulheres e dos homens, que conduz à invisibilidade ou à secundarização das mulheres na linguagem, e, daí no pensamento tem que ser combatida.

O Departamento das Mulheres Socialistas terá que assumir-se como o órgão do partido Socialista que procurará esbater esta grave assimetria. As mulheres socialistas não podem continuar a deixar o tempo passar e esperar que o género masculino seja condescendente para connosco ou implorar pelo direito a um gueto onde possamos conversar e discutir projectos que não têm outra força que não essa: a discussão.

As nossas iniciativas e projectos podem e devem ter repercussão social. Há muitos homens dentro do nosso partido que querem trilhar com as mulheres o percurso de esbatimento destas assimetrias. Este é um processo moroso, mas que sermos incansáveis no seu combate, nomeadamente através de conferências, acções de sensibilização e formações.

Sem comentários: