22 fevereiro 2008

Capítulo XIX

A OPERACIONALIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MULHERES SOCIALISTAS

Com o voto das militantes nasce o Departamento de Mulheres do PS-Madeira. Mas este é apenas o passo em que se elege os seus órgãos internos, não sendo um m em si mesmo, mas sim o início de um processo de implementação da nossa estrutura.

Assim, é meu entendimento e das camaradas que me acompanham que teremos que contactar todas as militantes do partido e proceder a implantação dos núcleos de mulheres socialistas, nas Freguesias e nos Concelhos.

Serei incansável neste processo até termos, num curto espaço de tempo, toda a estrutura a funcionar plenamente. Se as eleições que agora iremos fazer são o nascimento do Departamento, os próximos seis meses terão de ser o período crescimento e maturação de uma estrutura política, que permita estarmos preparados para os desaos que se aproximam.

Para estes objectivos todas somos poucas. Teremos que contar com todas as militantes. Teremos que mobilizar as que são mas activas mas também aquelas que não têm participado, por razões de diversa ordem. Teremos que garantir a essas mulheres a oportunidade de darem o seu contributo. Teremos ainda de realizar uma campanha de novas adesões e incentivar a participação de independentes na vida da nossa estrutura.

O contributo de cada uma de nós é importante, porque não queremos somente uma nova estrutura dentro do partido. Queremos sim uma estrutura dinâmica, interventiva, atenta aos problemas das mulheres, reivindicativa junto do Governo Regional e das Câmaras e Freguesias. Queremos fazer o combate à descriminação, que ainda hoje existe, e tornar o Departamento de Mulheres Socialista numa estrutura que seja capaz de sacudir o imobilismo e conservadorismo da sociedade. Queremos intervir e colocar a nossa intervenção a favor da igualdade entre os géneros.

Sem comentários: