22 fevereiro 2008

Mulheres do PS escolhem entre paixão e experiência


Eleições para o departamento de mulheres do PS-M arrancam hoje e terminam domingo
(Diário de Notícias da Madeira, 22 de Fevereiro de 2008)




Quase oito centenas de militantes inscritas no PS-M começam hoje a votar nas eleições para a direcção do recém-criado Departamento de Mulheres Socialistas da Madeira. E se nas fileiras partidárias se tem falado nos últimos tempos em desmotivação, esse sentimento não contagia os militantes do sexo feminino. Prova disso mesmo é a disputa que travam as listas encabeçadas por Mafalda Gonçalves (lista B) e Isabel Sena Lino (lista A). A forma entusiástica como ambas se envolveram nesta organização partidária explica a pluralidade de listas e o falhanço de uma lista de consenso, que chegou a ser tentada. Há já alguns anos que Mafalda Gonçalves se interessou pelas questões da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Daqui surgiu "uma paixão pelo tema", a qual resultou na apresentação de uma proposta no último Congresso Regional do PS para a criação do Departamento de Mulheres. "Tendo tomado essa iniciativa, naturalmente assumi a responsabilidade de encabeçar uma lista de camaradas que sentem o apelo e o dever de trabalhar no sentido de construir uma sociedade mais justa e democrática", descreve a primeira subscritora da moção 'A Força de um Direito'. Já Isabel Sena Lino aponta o seu "já longo percurso na defesa da participação paritária dos géneros em todas as dimensões da vida" como principal motivo para avançar com a candidatura intitulada 'Pela Unidade'. Efectivamente, desde 1995, enquanto deputada à Assembleia da República, integrou a Comissão da Paridade e passou a participar nas actividades do Conselho Consultivo e no Secretariado do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas. Apesar de serem adversárias, fazem um diagnóstico semelhante da condição das mulheres na sociedade madeirense. Isabel Sena Lino nota que "a falta de capacidade de alguma intervenção e participação impedem a consciência e a vivência de uma cidadania plena". Mafalda Gonçalves elege as condições do mercado de trabalho como a principal dificuldade das mulheres madeirenses, pois são prejudicadas no acesso ao emprego, nos salários, nas promoções e na compatibilização com a vida familiar. O resultado final desta disputa feminina só será conhecido ao início da noite do próximo domingo. Contudo, hoje e amanhã já haverá resultados parciais nas secções locais que vão a votos.


Mafalda Gonçalves

Naturalidade:Camacha

Profissão: Professora de Físico-Química

Cargos políticos/públicos: É deputada da Assembleia Municipal de Santa Cruz, tendo sido vereadora da Câmara de Santa Cruz no mandato anterior.É coordenadora da Secção da Camacha do PS, membro da Comissão Regional e da Comissão Política. Iniciou a carreira política na JS.


Curiosidade da campanha: Criou um blog para estas eleições mafaldagoncalves.blogspot.com


Isabel Sena Lino

Naturalidade: Lisboa

Profissão: Professora de Educação Física (aposentada)

Cargos políticos/públicos: É vereadora na Câmara Municipal do Funchal, tendo já sido deputada na Assembleia da República e na Assembleia Legislativa da Madeira. Estreou-se na política como candidata ao parlamento nacional em 1995.


Curiosidade da campanha: Trouxe à Madeira a ex-ministra e actual deputada na Assembleia da República Maria de Belém Roseira, a qual deu uma conferência.

Sem comentários: