22 fevereiro 2008

Capítulo VII

OS GRANDES DESAFIOS: AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

Em resultado das alterações às leis eleitorais e aos estatutos, o Partido Socialista nos seus desaos eleitorais internos e externos terá a obrigatoriedade de envolver nas suas listas pelo menos 33% de candidAtos de ambos os sexos. Tal facto, se por um lado é uma conquista para as mulheres, é também uma responsabilidade acrescida para o Departamento Regional de Mulheres Socialistas, que agora criamos.

Nas próximas eleições Autárquicas, nas listas candidatas às Assembleias Municipais e Assembleias de Freguesia serão necessárias cerca de 400 mulheres, que irão contribuir para a mudança política nas Autarquias. Estas Mulheres estarão a traçar os destinos das freguesias e concelhos da -M. Este é um desafio que teremos de vencer.

Estamos a pouco mais de um ano de travar este combate político. O novo Departamento terá a grande responsabilidade de, em conjunto com os órgãos do partido, chamar as militantes e simpatizantes do PS a colaborar mais na vida do partido e a participar ainda mais activamente no nosso projecto autárquico. Temos que reconhecer que a este nível há um trabalho de mobilização, discussão de propostas, escolha de candidatas, que tem de ser urgentemente iniciado, para que o nosso partido se arme ainda mais como o partido da igualdade na sociedade Madeirense.

Queremos e estamos disponíveis para ajudar o PS-Madeira nesta nova fase da sua vida democrática, com mais mulheres a agir dentro do partido, com mais mulheres a intervir na sociedade, com mais espaço de armação dos valores das mulheres socialistas nos programas eleitorais.

Há uma realidade indesmentível que é necessário ultrapassar – a (ainda) fraca participação das mulheres na actividade política. Temos que nos preparar para os combates eleitorais que se aproximam. Precisamos de trazer mais mulheres para militarem no nosso partido, para que possam contribuir com as suas ideias e propostas para transformar o PS num partido capaz de ganhar eleições e assumirmos, também na Madeira, responsabilidades governativas, seja ao nível de Governo Regional, seja nas Câmaras Municipais ou nas Juntas de Freguesia.

Por todos estes factores, é necessário lançar uma campanha de adesão de novas militantes para o partido, sem esquecer de reintegrar nas actividades do Departamento as militantes já existentes.

Sem comentários: