22 fevereiro 2008

Capítulo II

A FORMAÇÃO DAS MULHERES


As mulheres foram fruto vítimas de descriminação milenar. Com o 25 de Abril de 1974, com as mudanças culturais que dai advieram, e com a entrada de Portugal na União Europeia, existiu um arejamento cultural da nossa sociedade que levou a que as mulheres vencessem barreiras culturais e assumissem a vontade de combater a descriminação ao nível da sua formação, que já existia e era fomentada na ditadura.

Foi um percurso longo, mas que hoje é uma vitória da condição feminina. Finalmente assumimos o nosso papel na formação intelectual e prossional. Hoje as mulheres estão em maior número nas Universidades, apostando na sua formação e nas suas qualicações, os números dizem-nos que existem 212 mil indivíduos do sexo feminino nas Universidades e 168 mil indivíduos do sexo masculino. A aposta das mulheres na sua formação tem sido uma aposta ganha.

No entanto, na Madeira, com o novo quadro Comunitário de Apoios, e com as verbas consignadas à formação, irão abrir-se novas oportunidades. O Departamento de Mulheres Socialistas tem aqui um papel importante no debate sobre estas questões, na análise das áreas onde existem deficits de formação e no alertar para que as empresas criem condições de acesso à formação das suas trabalhadoras.

O programa Novas Oportunidades do Governo da República dirigido aos desempregados tem permitido às mulheres e também aos homens uma segunda oportunidade ao nível da formação, que nunca é por demais realçar. Também nesta matéria o Departamento de Mulheres terá um papel de divulgação dos cursos existentes e das oportunidades de formação, quer junto das militantes, quer junto da sociedade.

Sem comentários: